segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Burrinho.

Depois de tanto ouvir: Eu bato, chicoteio, arreio e boto freio!..O burrinho cangalha, veio pra cidade e deu de cara com o empresário Cachorrão. Lembram dele? Pois é! Assim que descobriu que esse burrinho falava, era só elogios de interesse. Dizia: O meu burrinho não é incrível! É uma mina de dinheiro! Tenho um burrinho que fala. Que outro bicho no mundo faz isso? E o burrinho respondeu: Papagaio, também fala não é? A diferença é que eu, não tenho asas. Por enquanto tenho rabo de burro e cabeça de jerico por estar com você! O empresário acrescentou: Comigo, você está no lugar certo! Durante todo o tempo esteve em lugar errado! Lugar errado por que? Retrucou o burrinho. Lugar errado que eu conheço é um lugar onde ninguém tem histórias pra contar porque ninguém tem histórias pra ler. Sem trocar idéias, cada um fica na sua, sem inventar nada. Ninguém tem ânimo para criar. No lugar errado, todo mundo fica escondido dentro de casa, guardadinho, vendo o tempo passar... Mas inventar o que? Pra que? Se tudo já foi inventado!Grita o empresário.
-Cuidado com a adrenalina. Senão vai ter um treco! Adrenalina, o que é isso? E o burro sou eu! Adrenalina, é um hormônio da camada medular. Desabafa o burrinho, continuando: A sua ignorância, me envergonha! Falta educação, informação, conhecimento, falta leitura, falta escola.
Ui! Ai! Minha glândula supra renal, assim, vai pro brejo! Não entendo nada do que está dizendo!
Mas vamos! Anda, anda, logo! Porque tempo é dinheiro! Vamos direto pro circo pra ganhar muito grana!..Circo nada, eu, vou para a biblioteca encher minha garupa de livros! Mas pra que?
Aí, já não tem o bastante? Eu, tenho uma idéia melhor,disse o cachorrão. Melhor do que ler? Você é um burrinho de carga mesmo! Livros pesam e pra que perder tempo com leitura? Você pode ganhar muito dinheiro. Ficar rico, rico! Rico de que jeito? Interroga o burrinho. Ganhar dinheiro como burro falante. Tomar um banho de loja, fazer pose pra dar entrevista, jogar conversa fora. Conversa fiada! Entendeu? Presta atenção: Põe a sua cabeça no lugar. Ler e perder tempo. Hoje em dia tem tudo na televisão. Leitura é ilusão. O negócio, é posar de famoso.
Essa é a sua grande chance!!! Nessa hora, o rabo espana e a consciência fala alto: Quem aí quer saber o que vão roubar de um burrinho? O que esse empresário quer fazer? Me fazer desaprender; Roubar a minha lingua; Ficar sem saber o que dizer; Ficar sem idéias; Engolir as
minhas palavras; Depois ficar com medo de tudo! Se sou burro, asno, besta, jegue, jumento, jerico ou mula, chega de burrice!!! A mágica da leitura, acaba transformando tudo. De cabo a rabo. A leitura é um bom calmante. Expulsa o patrão espertalhão. No lugar da ignorância, faz crescer o juízo. Agora eu sei que o sonho de ser famoso, as vezes cega a sabedoria!.. Diante da decisão do burrinho, o empresário Cachorrão, sai de fininho, dizendo que vai criar burro em outro lugar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário